Previsão do tempo em Santa Catarina indica fim de semana de sol e temperaturas em elevação |
Rajadas de vento ultrapassam 100 km/h no Litoral Sul de Santa Catarina
-
Foto: Internet / Reprodução -
Ventos foram causados por ciclones
A atuação de um ciclone extratropical em alto mar provocou nesta quarta-feira, 27, ventos intensos em Santa Catarina. De acordo com dados gerados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), as rajadas de vento chegaram perto dos 110 km/h, como foi o caso de Laguna (109,1 km/h) e Imbituba (97,2 km/h). Já os demais municípios tiveram valores mais baixos:

As fortes rajadas de vento provocaram estragos em algumas localidades, de acordo com as coordenadorias regionais das Defesas Civis. Municípios como Imbituba, Criciúma, Içara e Passos Maia registraram algumas ocorrências relacionadas a destelhamentos, quedas de galhos de árvores, danos em outdoors, e falta de energia elétrica. São situações pontuais, onde as mesmas já estão sendo resolvidas.
A frente fria que provocou chuva e temporais na madrugada e manhã desta quarta-feira, 27, já está se afastando de Santa Catarina, mas ainda mantém a presença de muitas nuvens no estado, bem como a ocorrência de chuva isolada, inclusive com algumas trovoadas esparsas no Litoral Norte.
O vento sopra de sudoeste/sul na maior parte de Santa Catarina, com intensidade moderada e rajadas fortes no Litoral Sul e Grande Florianópolis (foram registradas rajadas entre 60 e 80km/h). As temperaturas, que variam entre 10 e 19°C do Grande Oeste ao Planalto Sul, 18 a 22°C entre o Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e entre 23°C e 26°C no Litoral Norte, devem continuar declinando rapidamente com a aproximação da massa de ar frio.
Nas próximas horas, a condição de chuva diminui e o vento segue intenso, sobretudo no Litoral e áreas próximas, permanecendo o risco moderado a alto para ocorrências. As temperaturas declinam bruscamente, conforme Aviso Meteorológico emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina, favorecendo risco baixo a moderado para problemas associados à saúde. Diante disso, a Defesa Civil de Santa Catarina recomenda atenção com os moradores em situação de rua, idosos, enfermos, crianças e animais de estimação. Também é recomendado que animais de estimação de áreas rurais sejam abrigados durante a noite.
Massa de ar frio traz temperaturas congelantes a Santa Catarina após a passagem do ciclone
O ciclone, que trouxe fortes ventos e chuvas intensas, está se dissipando, e embora a chuva continue durante o dia em Santa Catarina, os ventos que causaram preocupação não devem mais afetar o estado na quinta-feira.
No entanto, a Defesa Civil adverte que a chuva não dará trégua no final de semana, com precipitações previstas para sexta-feira (29) e sábado (30). Embora o risco de temporais seja menor em comparação com o início da semana, a temperatura permanecerá amena, com máximas abaixo de 20°C na maior parte do estado.
Os moradores de Santa Catarina devem se preparar para um período de clima frio e úmido nos próximos dias, garantindo que estejam adequadamente agasalhados e protegidos contra os efeitos adversos do clima.
Veja a temperatura por região para esta quinta-feira (28)
Extremo-Oeste: entre 5°C e 25°C
Oeste: entre 3°C e 26°C
Meio-Oeste: entre 2°C e 25°C
Planalto Sul (Serra): entre 4°C e 19°C
Litoral Sul: entre 8°C e 19°C
Vale do Itajaí: entre 4°C e 22°C
Grande Florianópolis (área serrana): entre 7°C e 18°C
Grande Florianópolis (área litorânea): entre 8°C e 21°C
Planalto Norte: entre 3°C e 23°C
Litoral Norte: entre 10°C e 21°C

Deixe seu comentário